Nesse novembro azul, vença o preconceito e faça seus exames contra o câncer de próstata. Confira o conteúdo completo no Blog da Alter!
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Dessa forma, a doença só fica atrás do câncer de pele não melanoma.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Ou seja, é importante que os homens cuidem da sua saúde e mantenha os exames de rotina em dia. Principalmente, os exames de prevenção contra o câncer de próstata.
Neste Novembro Azul, reforçamos a importância da prevenção que pode salvar vidas. Você sabia que o câncer de próstata é uma doença silenciosa? Confira agora no Blog da Alter um conteúdo completo!
O que é a campanha novembro azul?
A campanha Novembro Azul é uma iniciativa internacional que teve origem na Austrália no ano de 2003. No Brasil, a campanha foi comemorada pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Além disso, no mês de novembro também temos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11).
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Contudo, o câncer surge quando as células da próstata começam a crescer de maneira desordenada.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sinais abaixo começam a aparecer, provavelmente, é porque o tumor já está em fase avançada. Isso dificulta a cura, por isso é importante ter um diagnóstico precoce realizando os exames específicos indicados pelo médico. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas.
Quando o câncer está na fase avançada, os sintomas incluem:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Com qual idade começo a fazer os exames?
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista anualmente. Além disso, entre os fatores de risco estão: histórico familiar de câncer e/ou câncer de próstata; idade; sobrepeso e obesidade.
Nas consultas de rotina, normalmente é realizado dois exames para avaliação se há ou não indício de câncer. O primeiro deles é o exame de toque retal que permite o médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Já o segundo, o exame de sangue PSA, avalia a quantidade do antígeno prostático específico produzido para saber se há alterações.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Entretanto, outros exames complementares poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.
Alter e você: saúde pra valer
Faça seus exames de rotina e cuide da sua saúde. A Alter é uma das maiores administradoras de benefícios do Brasil! Oferecemos planos com qualidade assegurada, eficiência e preços diferenciados.
Com a gente você tem tranquilidade e a segurança de contar com um bom plano de saúde. Nós vamos contribuir com a melhoria da sua qualidade de vida e saúde, enquanto você foca no que realmente é importante: sua família!
A Alter possui uma plataforma de vendas segura de planos de saúde e odontológicos. No conforto da sua casa, de forma rápida e descomplicada, você contrata o melhor plano pra você e sua família. Faça agora mesmo a sua cotação preenchendo o formulário abaixo.