Entenda como funciona o reajuste do seu plano de saúde. No Blog da Alter, vamos esclarecer suas dúvidas e te apoiar nesse momento
Você sabe como funciona o reajuste do seu plano de saúde? Falar sobre reajuste é um tema complexo, mas o nosso propósito é tornar o acesso à saúde mais transparente. Portanto, como sua administradora de benefícios, estamos ao seu lado para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de reajuste nos planos de saúde.
Confira agora no Blog da Alter como ocorrem os reajustes, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quais são os tipos de reajustes e como a Alter pode ajudar você.
Como funciona o reajuste em plano de saúde?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece o reajuste para os planos de saúde individuais. Por outro lado, nos planos coletivos – empresariais ou por adesão, que são os planos administrados pela Alter, os aumentos são determinados diretamente pela operadora.
O propósito do reajuste é garantir o equilíbrio financeiro das operadoras, permitindo assim um atendimento de qualidade no seu plano de saúde, protegendo você e sua família. Além disso, os reajustes possibilitam à operadora ampliar coberturas e medicamentos, e investir em novas tecnologias.
Leia também: Por que plano de saúde coletivo vale a pena?
Tipos de reajuste
– Reajuste por faixa etária
Segundo a classificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), existem 10 faixas etárias, baseadas nos diferentes riscos de saúde de cada grupo. Portanto, quando o beneficiário do plano avança para uma nova faixa, ocorre um reajuste automático no mês seguinte. Esse reajuste, previsto em contrato, segue as normativas do Estatuto do Idoso e as regulamentações da ANS.
0 a 18 anos | 39 a 43 anos |
19 a 23 anos | 44 a 48 anos |
24 a 28 anos | 49 a 53 anos |
29 a 33 anos | 54 a 58 anos |
34 a 38 anos | Mais de 59 anos |
– Reajuste anual
Este reajuste é aplicado anualmente. Entretanto, nos planos coletivos administrados pela Alter, ele ocorre no mês de aniversário do contrato entre a Alter, a Operadora e a Entidade de Classe participante. Diferentemente dos planos individuais, esse reajuste pode não coincidir com 12 meses após a sua contratação. Por exemplo, se o seu plano coletivo foi contratado em maio, o reajuste pode ocorrer em agosto, pois é o mês de aniversário do contrato.
É importante ressaltar que ambos os reajustes, por faixa etária e anual, podem acontecer ao mesmo tempo, caso a mudança de faixa etária do beneficiário ocorra no mês do reajuste anual do plano.
Leia também: Conheça os canais de atendimento da Alter!
Como é calculado o reajuste?
O reajuste por faixa etária é estabelecido por cada operadora, levando em conta o aumento da frequência de uso do plano e os custos crescente dos serviços de saúde com a idade. Esses percentuais estão informados na Proposta de Adesão.
No caso do reajuste anual dos planos coletivos, administrados pela Alter, segue outras regras de reajuste estipuladas no seu contrato e o índice é negociado anualmente com a operadora. Ela analisa a Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCMH), o equilíbrio entre as despesas e as receitas médicas do plano, além das exigências da ANS para a ampliação de coberturas, medicamentos e investimentos.
Por outro lado, na Alter monitoramos mês a mês o desempenho da sua operadora e os indicadores de mercado, buscando soluções equilibradas para o contrato. Assim, negociamos o menor índice de reajuste possível para nossos clientes.
Já nos planos individuais, que não são administrados pela Alter, é a ANS responsável por analisar os indicadores do mercado e estabelecer o teto para os reajustes.
Como podemos te ajudar?
Na Alter, buscamos sempre defender os interesses de nossos beneficiários, especialmente quando o assunto é reajuste. Entendemos que os reajustes podem afetar seu orçamento e, por isso, realizamos ampla negociação com a operadora de saúde buscando o menor índice possível. Além disso, oferecemos diversas opções para ajuda-lo a manter seu plano de saúde com qualidade e que se ajuste às suas finanças.
- Central de Atendimento: preparada para ofertar alternativas de continuidade dos serviços de assistência médica, através do telefone 0800 761 6600 – De segunda a sexta, das 8h às 18h.
- Pagamento Parcelado: nossos clientes podem parcelar um ou mais boletos, de acordo com o seu perfil, no cartão de crédito por meio do chatbot da Alter.
- Novas Opções de Planos Coletivos: podemos te oferecer outras opções de planos mais vantajosas e que estejam de acordo com o seu perfil. Entre em contato com a nossa equipe preenchendo o formulário abaixo caso tenha interesse. Confira sempre a disponibilidade para a sua região.