Em apoio a campanha Setembro Amarelo, entenda a importância de cuidar do bem-estar emocional na prevenção ao suicídio
Você já assistiu Divertida Mente, filme da Pixar de 2015? Se afirmativo, deve se lembrar da protagonista Riley, que com apenas 11 anos, precisa lidar com suas emoções ao se mudar para uma nova cidade. Sentimentos como tristeza, medo, raiva, nojo e alegria, personagens da história, a acompanham nessa jornada e afetando a protagonista de forma direta.
Assim como no filme, é muito importante encarar os sentimentos que normalmente são associados como ruins. Mesmo que seja difícil, eles estão ali e ignorá-los não irão fazer eles desapareceram. Pelo contrário, pode ser um grande problema.
Entender esses sentimentos é o primeiro passo para você cuidar da sua saúde mental e, assim, conseguir olhar para o próximo com mais atenção e cuidado. Em apoio a campanha Setembro Amarelo, confira o mais recente conteúdo de Blog que a Alter preparou para você.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. Falar sobre esse tema sem tabu é o primeiro passo para encorajar pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise a buscarem ajuda. Afinal, a vida sempre será a melhor escolha.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Hoje em dia sabe-se que praticamente todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderiam ter sido evitados se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Principais doenças e transtornos mentais
– Ansiedade: é definida pela sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento diante de uma ameaça, perigo ou algo desconhecido. Afeta a vida social e emocional da pessoa e pode provocar sintomas físicos como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, palpitações, sensação de sufocamento, transpiração excessiva, entre outros.
– Depressão: é uma condição psicológica caracterizada por um sentimento de tristeza profunda e persistente impedindo a realização de tarefas diárias simples. Este estado de ânimo abatido pode se estender por períodos prolongados, seja dias, meses ou até anos. Normalmente é acompanhada por sintomas como: apatia, indiferença, insônia ou excesso de sono, irritabilidade, falta de energia, ganho ou perda de peso, entre outros.
– Estresse pós-traumático: é marcado pela intensa ansiedade desencadeada após viver um evento ou situação traumática. A pessoa afetada revive persistentemente o ocorrido com recordações e memórias vívidas, apresentando grande sofrimento psicológico e emocional.
– Transtorno bipolar: é definido por grandes mudanças de humor que podem impactar a comunicação e a socialização da pessoa. O indivíduo pode alternar em poucas horas entre episódios de depressão e momentos de impulsividade e excesso de extroversão.
Como está a sua saúde mental?
A Alter te convida a refletir sobre esse assunto: como está a sua saúde mental de 0 a 10? Você fala abertamente sobre suas emoções? Consegue identificar seus sentimentos? Você procura ajuda quando precisa?
Nós determinamos a qualidade da nossa saúde mental pela forma como lidamos com as nossas emoções. Portanto, um desiquilíbrio emocional por um longo período pode facilitar o surgimento de doenças mentais. Entretanto, manter a saúde mental não é tão simples, afinal são diversos fatores que podem influenciar negativamente.
Como cuidar da sua saúde mental no Setembro Amarelo
- Pratique o amor-próprio e conheça a si mesmo.
- Saiba escolher com quem se relaciona e reforce laços de amizade e familiares que são benéficos para você.
- Pratique exercícios físicos, pois eles liberam hormônios importantes para o bem-estar físico e psicológico.
- Invista na qualidade do seu sono evitando alimentação pesada e dispositivos eletrônicos antes de dormir.
- Adote uma alimentação saudável e equilibrada.
- Consulte um médico regularmente para realizar consultas e exames de rotina.
- Faça terapia com profissionais qualificados, não espere chegar ao seu limite!
Alter e você: saúde pra valer
Oferecemos planos com qualidade assegurada, eficiência e preços diferenciados. É por isso que somos uma das maiores administradoras de benefícios do país.
Com a Alter você tem tranquilidade e a segurança de contar com um bom plano de saúde. Nós vamos contribuir com a melhoria da sua qualidade de vida e saúde, enquanto você foca no que realmente é importante: sua família!
A Alter possui uma plataforma de vendas segura de planos de saúde e odontológicos. No conforto da sua casa, de forma rápida e descomplicada, você contrata o melhor plano pra você e sua família. Faça agora mesmo a sua cotação clicando aqui.